Thursday, October 1, 2020

Portugal 2011

File failed to load: https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/mathjax/2.7.2/extensions/MathMenu.js

 Introito:  Quinta do Zambujeiro, Maria José e José Maria

   Já viu troca de nomes? Eu já. Era José, mudou para Maria José. Era Maria, mudou para José Maria... nada mais comum. Mas troca de nome de vinho, não tinha visto... parece que simplesmente aconteceu - ou alguém me explique a confusão, por favor - que um belo dia o produtor, a Quinta do Zambujeiro, passou a chamar seu Monte do Castanheiro como Monte do Zambujeiro.

Quinta do Zambujeiro 

É uma vinícola alentejana, da região de Borba, fundada em 1998. Em safras recentes, Monte de Jambuzeiro é um corte de Aragonez, Alicante Bouschet, Tinta Caiada, Touriga Nacional e Trincadeira. O sítio do produtor não dá muitas explicações sobre os produtos ou safras, embora tenha algumas fichas técnicas. Não comenta a mudança de nomes. Não se encontra qualquer menção a Monte do Castanheiro lá... 😕

Monte do Castanheiro 2011

Falando de Monte do Jambuzeiro, seu preço médio na Europa é 18 dóla (12 Euros). Falando de Monte do Castanheiro 2011, tem fruta bem presente, boca marcada por taninos bem vivos apesar da idade. O doce discreto dos portugueses também está lá. O final é um pouco ligeiro, mas ainda melhor que os sul americanos em geral. Vinte dóla dá uns 15 mil Pesos chilenos. Dá para comprar um Tarapacá Etiqueta Negra, por exemplo - foi um dos meus grandes vinhos, um dia. Tarapacá talvez ganhe no buquê, mas perde na boca. De longe. Isso faz toda a diferença quando o leitor chama um bifão para acompanhar a bebida. Não sei a quantas anda o preço no Brazil, mas paguei por Monte do Castanheiro menos do que o valor de um Etiqueta Negra. Está certo que a safra 2011 foi muito boa lá em Portugal, mas bom... alguém tem que ser beneficiado nessa estória. Nesse caso, o consumidor brasileiro, que recebeu um vinho nessa categoria por um preço mais em conta do que outros exemplares mais caros e não tão bons. Comprei o exemplar único um pouco por impulso: boa safra, garrafa parada na loja há algum tempo sem remarcação... achei que valeria a pena arriscar. Valeu 😋.



No comments:

Post a Comment