Saturday, April 10, 2021

Château L'Etoile de Clotte 2011 e a 'cidadania forçada'

Introito

   Supermercados são empresas acostumadas a trabalhar com margens baixas. Seus principais produtos são muito básicos e a concorrência é grande. Arroz, feijão, sal, açúcar, óleo (não azeite...), etc., são produtos facilmente encontráveis em qualquer vendinha de bairro e muitas vezes a vizinhança, precisando de uns poucos itens para o almoço de final de semana, não pega o carro para ir à loja de grande rede onde eles supostamente sejam mais baratos. Acontece que desde algum tempo (mais de década, se pensarmos em alguns atores de 'grandes centros', São Paulo, Rio de Janeiro), supermercados estão importando seus próprios vinhos. Antes nicho específico, a mania espalhou-se para grupos de outros estados, como a Cia Beal de Alimentos (Curitiba) e o grupo Verdemar (Minas, acho que BH). O primeiro lançou o sítio de compras Empório Festval (sic) que foi seguido pelo duvidoso (no nome) Lovino. L'ovino? Coisa frutinha... 🙄 O segundo permanece com suas operações centradas em sua própria rede, sem envolver-se com venda online. Talvez seja uma política temporária, mas tem feito bons 'convênios' com outras redes. Por exemplo, com a rede Savegnago, que tem lojas aqui em S. Carlos. Comprei, dentre muitos outros, um Il Falcone, do Rivera, por uns R$ 130,00. É um vinho de USD 20tão lá fora, e apontado pela literatura como um dos melhores vinhos de Puglia. E olha que o Dóla já tinha subido 40% naquele momento. Um parêntese: é isso aí, cara! Um dos melhores vinhos de Puglia custa, 'lá', 20 moedas. Tá, Puglia pode ficar muito atrás das regiões mais tradicionais, mas boto fé (sic) que é muito, mas muito, mas muito muito (sic!) melhor do que exemplares brasileiros de 140 moedas. Preço que não difícil de encontrar nos vinhos nacionais, aliás. Conheço muito pouco dos vinhos de Puglia. Mas aposto. Não vou publicar o que aposto. Falo no reservado.😄 Só não vou pagar 140 moedas por um vinho nacional. Sei que é jogar dinheiro fora. Mas se você foi tonto e já jogou, eu aceito entrar com um Il Falcone, e assim tiramos a teima. Só não reclame se, após o primeiro gole, eu começar a chamá-lo de tonto e a chamaria se estender pelo resto da noite. É o preço para que eu entre com Il Falcone. E tá bom, se for pior você pode me chamar de tonto. Ouvirei resignadamente.
   Vinhos, na margem modesta praticada pelas melhores importadoras do mercado (parêntese longo: entenda bem as 'mais honestas'. 'Honestidade' - abarcando conceitos de ética, boas práticas, 'exploração do mercado', e não do consumidor, não deveria ser um ponto precípuo em qualquer atividade humana. Bem, no ramo de importação de vinho no brazio NÃO É! Você acha que chamo importador de energúmeno assim, por nada? Fecha parêntese!) apresentam margem de 70%-100%. É muito, mas muito mais do que a margem apertada dos produtos corriqueiros já mencionados nos supermercados. Sinto que é uma cidadania forçada fazermos esse pensamento chegar aos supermercadistas. Tais grupos ainda não acordaram para esse fato, mas quando acordarem as importadoras tubaronas (sic) do mercado vão sentir... Neguinho vai falir. Eu acho a falência algo muito triste. Mas em alguns casos vou sim dar muita risada e erguer uma taça em brinde. Porque não costumo sentir pena de canalhas. 

Château L'Etoile de Clotte 2011

   Château L'Etoile de Clotte 2011 é um Gran Cru de Saint-Emilion. Como adverte Don Flavitxo desde o tempo que usava fraldas, Tem um monte de Grand Cru de Saint-Emilion meia boca. Verdade, grande verdade. Mas nosso mercado anda tão distorcido, mas tão distorcido, que qualquer chileno pé-de-chileno (sic) é vendido por preço superior a diversos Saint-Emilion meia boca a preço decente! Preciso ainda comentar que o mercado ficou mais louco com a alta do dóla de 40%. Depois dou exemplos. A safra '11 em Bordeaux não foi 'grandes coisas' - dizem os detratores que foi até 'grandes merdas'. Mas, pelo que andei experimentando, foi melhor que as sul-americanas 'desde sempre'. Fácil: pegue qualquer faixa de preço e compare. Sei que a afirmação pode causar polêmica. Deixemos para os comentários.
 
Château L'Etoile de Clotte 2011 abriu com uma fruta vermelha algo 'estranha'. Confesso que curioso procurei pela ficha técnica e comentários na internet, que apontaram para 'compota'. Don Flavtxo volta e meia aponta em alguns vinhos. Ainda não consegui fixar. Depois de duas horas, exibia algo como fumo, ou chocolate. Não parece ser um grande nariz, de qualquer maneira. Mas a boca... taninos presentes e bem marcados, ótima acidez, madeira integrada, cujo leve excesso precisa ter atenção para pegar e álcool (14%) entre discreto e a pegar um tantinho, compõem um conjunto que pode desafinar um pouco para o bebedor mais atento, mas está notas acima de concorrentes sul-americanos na mesma faixa de preço. E olha que - repito! - a safra '11 foi considera 'reba' pelo mundo afora. É um corte 70% Merlot e 30% Cabernet Franc muito macio e redondo, e paguei uns R$ 130,00 no Savegnago há algum tempo (2018?). Está pronto para beber. Pode durar um pouco mais, mas o momento é esse. Se encontrar por R$ 200,00 e tiver noção do que bebe, é felicidade engarrafada. Duvida que tem (por 200tão)? 

Pois é.. pena que não entregam... mas taí outra rede absolutamente desconhecida para mim que, a qualquer hora, pode tornar-se um player do mercado.

Paciência é sentar-se à beira do rio e esperar o corpo de seu inimigo passar boiando.

   Novamente, e em prol do bom costume: acho a falência algo muito triste. Mas alguns estão fazendo por merecer.

10 comments:

  1. Sr Carlos,
    Mais uma vez o senhor agride os importadores, como se fossem os culpados por tudo. O senhor sabe quanto se paga de imposto sobre o produto importado? Quanto custa a liberação dos vinhos na alfândega? Quanto custa um escritório para fazer isso? Sabe que containers refrigerados são bastante caros? E que parte dos vinhos que pagamos fica para testes e temos que arcar com isso? Os custos de transporte? Sabe quanto custa manter um galpão refrigerado para conservar os vinhos que vão para a sua taça? Ou quanto custa manter funcionários? Sabe que pagamos impostos não apenas na compra, mas também na venda, e que a cascata é grande? Sabe que temos que gastar com marketing, eventos e outras formas de divulgar nossos produtos? Isso tudo tem que ser computado, e o senhor parece que fecha os olhos para os fatos e pensa apenas de maneira superficial. E o que dizer dos vinhos que ficam encalhados, apesar das promoções realizadas? Muitos deles perdem e não temos o que fazer. Muitos vinhos são devolvidos por clientes que, por vezes, armazenam mal e pensam que o vinho chegou estragado. Tudo isso tem que ser considerado, senhor Carlos. Portanto, antes de tirar as suas conclusões e xingar os outros de energúmenos, tente estudar os custos deste empreendimento. Ou então, como eu já lhe sugeri, abra o seu próprio negócio e venda vinhos a preços módicos. Não vai durar 6 meses. E não venha me dizer que não é do ramo, pois se não é, deveria parar de emitir opiniões sem conhecimento de causa.
    Sds

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    1. A idiotia em pessoa em mais uma manifestação. Com argumentos repetidos e já rebatidos. Repeti-los não vai torná-los verdade.

      Todos os custos e percalços que o utente citou deve ser levado em consideração quando falamos de outros importadores também, correto? Ou será que eles colocam dinheiro do bolso para tocar o negócio?! Explique por que algumas importadoras possuem ANOS de atividade com margens muito inferiores (1.8x) enquanto outras permanecem com margens de 3x-4x ou mais. Vamos lá. Explique.

      Parece que os problemas apontados - consumidor devolve mercadoria, p. ex. - não acontecem também nos EUA, onde o vinho custa 1/3 ou 1/4 daqui... parece que os problemas acontecem apenas no brasil.

      Finalmente, a proposta de que eu abra um negócio também já foi respondida. A crítica do vinho (e seu preço) não se misturado com sua comercialização. Parker não tem loja de vinho. Sucks (rs! sic) também não. Não preciso exercer atividade se não tenho vocação para tal. Deixe-me dizer assim: VOCÊ TAMBÉM NÃO TEM! Caia fora dela, 'desocupe', pedala, deixe para quem sabe fazer. Ou, como já dito, saia da fila dos estúpidos e junte-se aos bons!

      Ah, sim: conhecimento de causa, eu tenho. Sei somar.

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    2. O senhor fala sempre em perder argumentos, mas mostra que os perdeu há tempos. Primeiro, por que quem perde argumentos é que xinga os outros, como o senhor ao me xingar de idiota logo na primeira frase. Depois, não respondeu minhas considerações, mostrando mesmo que não tem conhecimento de causa. Aliás, quando usa caixa alta, no final de seu texto, é porque está gritando na linguagem da internet. Mais uma prova que está sem argumentos. O senhor seria um total fracasso se abrisse uma loja de vinhos. Ou até mesmo, de refrigerantes.
      Sds

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    3. Idiota não é xingamento, é qualificativo. Já disse isso.
      Definição de dicionário de idiota: pessoa sem inteligência, discernimento ou bom senso; ignorante.
      Xingamento é 'filho da puta', 'corno', 'lazarento', termos que escrevo aqui para explicar-le didaticamente o que é, de fato, 'xingamento'. Esses termos o senhor não viu aqui.

      Eu conheço MUITO BEM a linguagem da internet, e não será um idiota - um ignorante, em outras palavras - que virá me ensinar etiqueta.

      Finalmente, continua dando mostras de idiotia ao dizer que não respondi suas considerações. Elas são repetição do que já foi discutido. Cada vez respondo de maneira diferente, e nem assim o senhor aceita os argumentos. Por outro lado, repete os seus, mais uma demonstração de idiotia.

      Não há problema! Vejamos de outro ângulo como seus argumentos são fracos: não preciso ter o menor conhecimento sobre tarifas de importação, custos de armazenagem, etc., etc., etc. Por que não preciso? Ora, porque COMPRARO A MARGENS DE SEM-VERGONHAS COM A DE OUTRAS IMPORTADORAS. Precisa de mais?! É pura comparação de preços entre "A" e "B".
      Por mais um ângulo: É como a dona de casa ir em um açougue ver o filé a R$ 210,00 e se indignar, já que na maior parte deles custa, digamos R$ 70,00. Precisa de um desenho para entender?

      CAIU A FICHA?

      Então faça como recomendo há tempos: abandone o barco dos idiotas, dos boçais, dos mau empresários, e junte-se aos bons. Agora, sentindo-se bem na companhia deles, continue onde está, repetindo suas papagaiadas.

      'enoabraços'
      Carlos

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    4. Sr Carlos,
      Que lamentável. A sua falta de educação e polidez é algo que impressiona. Espero que o senhor não trabalhe com o público, pois as pessoas não merecem isso. Deve ter tido alguma desilusão muito grande com alguém do ramo do vinho, para agredir desta maneira. Comparar o mercado do vinho, com um açougue é digno de quem não tem argumentos. Convido-lhe uma vez mais a abrir um negócio, seja ele qual for. Estará quebrado em poucos meses. Ainda mais, se tratar os clientes da maneira grosseira como trata os leitores de seu blog.
      Sds

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    5. A ladainha se repete:
      * Sem argumentos;
      * Se faz de vítima;
      * Sempre escondido na sombra do anonimato.

      Vejamos as tolices desta vez:
      * O que há de indigno no açougue?
      * A carne em si é o melhor acompanhamento do vinho (tinto); por que a comparação é ruim?
      * E voltando ao mérito - algo que só um tolo não consegue entender - o açougue foi um exemplo de comparação. A exortação é explicar por que as margens que você defende como 'honestas', praticadas pelos energúmenos de plantão, apresentam-se tão defasadas de outras importadoras. Não vejo um único argumento nessa direção, 'desde sempre', desde que apareceu pela primeira vez. Importadoras que praticam as margens 1.8x-2x possuem os mesmos custos de armazenamento, funcionários, marketing, substituição/perdas etc...
      Claro, é difícil explicar o inexplicável. Daí o eterno vazio de seu discurso obscurantista.
      'enoabraços'
      Carlos

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    6. Veja bem como o senhor distorce as coisas de acordo com a sua conveniência. Eu em nada desmereci um açougue. Só quis dizer que são negócios completamente diferentes, com produtos, exigências, completamente distintas. Mais uma vez reitero que o senhor quebraria qualquer negócio. Compara alhos com bugalhos. E engana-se o senhor se pensa que todas as importadoras possuem os mesmos custos de armazenamento, funcionários, marketing, substituição, perdas e tantos outros. Quantas realmente importam em containers refrigerados? O senhor sabe? Não. Como sempre, só fala do que ouviu falar. Todas têm o mesmo número de funcionários e os remunera de forma justa? Não, o senhor também não sabe. Todas fazem marketing igual e são responsáveis pelo provimento de vinhos a restaurantes e hotéis? Não, o senhor também não sabe. Todas substituem vinhos que, as vezes, por simplesmente não gostarem, os clientes mandam de volta? Não, o senhor também não sabe. Por isso, fica com joguinhos de palavras ao vento. Não tem a menor noção de negócios. Vive em um mundo de ilusão, a falar mal de pessoas que trabalham de forma honesta. Faça como o senhor sempre diz, compre de quem lhe vende mais barato, mesmo que não saiba a procedência do vinho. Pelo jeito, isso pouco lhe importa ou fará diferença.
      Sds

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    7. Uma mistura de tolices, como sempre.
      Não, não sei de custos com funcionários. Sei que pagar qualquer dinheiro para tolos trabalharem faz precisar de mais tolos para vigiarem os tolos, e de tolos que vigiam os tolos que vigiam os tolos, e assim vai. É justamente esse o ponto: negócios mal geridos - tá na cara - com elevados custos de manutenção. Essa é a diferença entre os 'bons' e os energúmenos.

      Tolo mesmo é dizer que os outros - que o senhor também não conhece! - fazem tudo de maneira amadora, e sua turminha é a única que sabe o caminho das pedras. Conversa mole!

      Das importadoras que compro, certa vez uma garrafa quebrou dentro no transporte. O importador sequer pediu-me a foto da garrafa quebrada; mandou outra, incontinenti. Honestidade.
      Das importadoras que compro, o vinho pode não ser Sassicaia - que aliás é fraquíssimo pelo que se pede por ele, mesmo lá fora - mas são bem adequados.

      Enfim, continua uma sequência de reclamações e suposições sobre o que eu saiba ou não, beba ou não, faça ou não... conversa improdutiva, como sempre...

      Ora, o que eu tenho que pagar a mais de margem no vinho se vocês fazem 'provimento de vinhos a restaurantes e hotéis'. EU É QUEM DEVO QUE PAGAR ESSA CONTA, É? É ASSIM?
      Se o empregador não remunera funcionários de forma justa, tenho como saber? E QUEM É VOCÊ PARA DIZER ISSO DE ALGUÉM QUE TAMBÉM NÃO CONHEÇE, E SÓ PORQUE ELE TEM MARKUP MENOR QUE O SEU?

      Como vemos, um monte de besteiras travestidas de argumentos.

      E eu não compro de quem 'vende mais barato'. Compro de quem vende com menor markup. Isso chama-se 'comprar com inteligência'.

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    8. Senhor Carlos, mais uma vez o senhor destila sua raiva e por que não dizer, preconceito, ao dizer que pagamos salários a tolos. Nós remuneramos bem os nossos funcionários, que são muitos. Contribuímos para o sustento de muitas famílias. E o senhor? O senhor acha errado pagar bem nossos colaboradores? Muitos não fazem isso e conseguem cobrar menos pelos produtos que vendem. São empresas quase que familiares, às quais, também respeitamos. Sua cabeça é realmente muito limitada. E fica gritando como uma galinha velha, sem botar ovo. Se não tem conhecimento de causa, deve calar-se e evitar escrever impropérios. Continue comprando seus vinhos de qualidade e procedência duvidosa. Pelo jeito, isso não fará a menor diferença para o senhor. O importante é que pague mais barato e beba garrafas e mais garrafas. Como disse, espero mesmo que o senhor não trabalhe com o público, para que as pessoas não tenham que ouvir ofensas e gritos a todo momento, só por terem contrariado o vosso pensamento.
      Sds

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    9. Pagar salário alto a tolos não é preconceito. Sorte dos tolos. Se a empresa é enxuta, não precisa de tantos funcionários. Mas é claro que você sabe tudo isso, apenas inverte os argumentos para fazer-me passar por vilão.

      A minha cabeça é limitada, é? Bem, o que dizer sobre sua limitação em não responder-me por que várias empresas conseguem trabalhar com markup baixo e você ainda defender as que praticam as maiores margens? Você aventa situações que levam-no a contradições - seu consumidor tem que pagar a conta da sua distribuição para restaurantes é só um exemplo.

      Depois, comete aquilo do qual me acusou. Enquanto eu o qualifiquei de idiota (pessoa sem inteligência, discernimento ou bom senso; ignorante), e você assumiu erroneamente como xingamento, chega sua pérola, "E fica gritando como uma galinha velha, sem botar ovo". Isso sim é xingamento. Então é exatamente isso: troca nossos papéis, fazendo que eu passe pelo que você é. Denuncio e repudio.

      Há no blog comentários que contrariam meus pensamentos e conceitos (mas você não lê) e que neste espaço foram reportados como Errata. Sinal de que não apenas reconheço como anuncio meus erros. Chama-se honestidade intelectual. Algo que falta-lhe.

      Como a conversa desceu - agora sim - para o xingamento, paramos por aqui.

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