161,612

Sunday, December 30, 2012

Postagem de uma nota só

   Para gáudio dos seguidores, tentarei que esta não seja a última postagem do ano. Da mesma maneira, espero que a nota dada a ela não aproxime-se do título, ficando na marca unitária. Há algum tempo (agosto...), postei sobre um vinho romeno. Agora vai outro. Tanto este exemplar como aquele foi comprado pelo marido da Raquel, um adorador de chás e completo abstêmio, o que salva nosso brilhante companheiro da culpa por comprar um vinho chamado... La Cetate...(!) Lembra O Acetato, não? Ahn... bem, reconheço, este não é um bom começo; dirão que estou de má vontade para com o vinho. Vejamos o rótulo - e vamos dar um desconto, ele está detonado por minha culpa; tratei mal a garrafa, como o leitor poderá acompanhar mais abaixo.

   Como meu romeno não anda muito em dia, deu um trabalho enorme decifrar o rótulo. É claro, não precisamos ser experts para decifrar o tipo da uva. O resto é que são elas... Bem, Crama Oprisor significa Adega Oprisor, e é o produtor deste Pinot. La Cetate (A Cidade) Miracol (Milagre) sugere A Cidade Milagrosa, ou ainda A Fortaleza Milagrosa, e é a "família" destes vinhos, que existem também nas variedades Merlot, Cabernet Sauvignon e Chardonnay, além da Shiraz, embora com rótulo diferente.  A região, Dealurile Olteniei, fica ao sul do país, fronteira com a Sérvia e a Bulgária, e distante do Mar Negro, o que sugere um terroir mais continental.
   Bem, como podemos observar do rótulo, os dois cidadãos (rei e rainha?) nada sugerem de Fortaleza Milagrosa. Assim, fechamos com La Cetate Miracol, Pinot Noir 2009, produzido pela Vinícola Oprisor, 14% de álcool. No nariz, boa fruta, mas curta (sic). Na boca, muito ácido - e não era acetato, o vinho não estava estragado. Desbalanceado, sim. Copo médio, final curto como o nariz. Muito simples, levando-se em conta o preço (cerca de 40 euros).


Miracol La Cetate Pinot Noir 2009: 14% de álcool, e mais nada.
 
   A curiosidade pode ficar por conta do sítio do produtor: outros vinhos com rótulos realmente sui generis (cuidado para não se assustar ou enrubescer com alguns deles).

No comments:

Post a Comment