Monday, August 1, 2022

Os oito anos da Enoeventos

Introito

A postagem de ontem foi extensa, e acabei por sisquecer (sic) de registrar efeméride importante. Comemorando oito anos de existência, Enoeventos promoveu boa oferta de vinhos que só foi crescendo durante... oito dias! Infelizmente acaba hoje. Escrevi para eles barganhando de alguma maneira a compra de uma caixa de vinhos com descontos de enoclube - afinal, seria uma caixa - mas não houve acordo. A recusa não altera a boa perspectiva que tenho da importadora, mas talvez tenha lhes faltado tino comercial; não é fácil encontrar consumidores com esse poder aquisitivo, principalmente hoje em dia. Acho. De qualquer maneira, desejo mais oito e mais 16 anos de existência a uma das importadoras com mais constância na boa relação custo-benefício em favor do consumidor que conheço.

O segundo dia do Dulcamara

O nariz continua poderoso. As camadas de buquês parecem ter passado por um ligeiro achatamento, mas estão lá. Este travesti de crítico passou quase toda a adolescência e quase toda a vida adulta em hiposmia, que é a perda parcial do olfato. Falta-me, portanto, a importantíssima memória olfativa para discernir melhor o que cafungo. Mas estou seguro para dizer que um bom bebedor pode reconhecer essas camadas mesmo como estão agora. Um detalhe raramente comentado por mim, a cor do vinho: veja ao lado como ele é escuro e repare a quase ausência de borda mais clara; após o halo ela vai quase para o petróleo direto, indicativo de ainda estar jovem. Ontem escrevi assim: Pode ser degustado com muito prazer em cinco anos. Preciso reformar a opinião: pode ser guardado sem medo por mais cinco anos e depois se pensa o que fazer: guardar mais um pouco ou começar a abrir uma garrafa de vez em quando, se tiver várias. A boca continua pegada, firme, ele se agarra na língua e ela fica bem marcada. O álcool pega um pouco, mas os taninos, a acidez e o restante do conjunto rapidamente escondem essa falha - precisa estar atento para pegar. Mantém o quê de chocolate, e por causa do dulçor percebe-se que tem mais coisa (sic) ali. De fato, perdeu bem pouco de um dia para o outro. De hoje, não passará - curiosidade há, mas este Enochato não tem o costume de beber tantos dias seguidos, a menos de épocas mais hedonistas, como quando em férias. Ainda tenho uma taça generosa, e no momento a companhia do Chris De Burgh provê um final de noite inspirador. Saúde!

16 comments:

  1. Todo blogueiro de vinho adora descontinho e boca-livre

    ReplyDelete
    Replies
    1. 😂 nosso detrator preferido novamente, esbanjando sua estupidez. Nunca apresenta um argumento fundamentado, e a somatória de seus argumentos estúpidos transformam ele próprio em um ser estúpido, à medida que só diz estupidez. Cite uma cultura onde a compra em quantidade não 'provoca' uma negociação... Posso citar diversas onde a compra de um único item já é motivo para isso...

      Delete
    2. É simples, seu xingador profissional. Se a importadora oferece um preço melhor a quem é sócio, estará burlando esses sócios vendendo para outros no mesmo preço. É uma questão de honestidade com os sócios. O fato de você comprar uma ou duas caixinhas não lhe dá este direito.
      E é cômico você dizer que é dificil encontrar pessoas com seu poder aquisitivo. Aliás, é muita soberba.

      Delete
    3. 1. Quando parece que aprendeu, volta para trás... não é xingamento.
      2. Ninguém pretende burlar nada. O 'sócio' compra uma garrafa e tem o desconto - é uma grande vantagem. O 'sócio' parcela, ofereço pagamento à vista.
      3. Ah, tá, é fácil encontrar pessoas com meu poder aquisitivo. Talvez isso explique porque o consumo de vinho aqui é de 2 litros/habitante/ano. Se o malandro acha que conhece o meu bolso, no mínimo desconhece o do restante da população.
      https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2021/12/13/calculadora-de-renda-90-brasileiros-ganham-menos-de-r-35-mil-confira-sua-posicao-lista.htm
      De fato, é indecentemente estúpido.

      Delete
    4. Que pena que continue xingando os outros. Que deselegância.
      Espero que tome mais tocos de lojas e importadoras. As suas compras não farão a menor diferença para eles. A propósito, quem se gaba de ter um poder aquisito privilegiado não fica pedindo descontinho e ainda querendo dar a volta nos sócios de um clube, que pagam mensalidade. O sócio é cliente fiel e merece respeito.

      Delete
    5. É risível a linha de raciocínio do caboclo. Deselegantes são os argumentos apresentados... como se em uma negociação qualquer um não fosse livre para barganhar.
      Barganha quem respeita o próprio dinheiro, e não se fia na conversa estúpida de energúmenos.
      Se eu tomar tocos, será melhor para mim. Tenho compulsão em comprar vinhos, acumulo 450 garrafas no momento, e se tomar tocos pelos próximos 5 anos ainda posso beber uma garrafa por semana, e ao final do período terei 'apenas' mais 260 guardadas... torço pelos tocos... Aliás, obrigado por levar-me a essa reflexão. Posso ofertar 10% a menos, em vez de 5%. Se uma proposta a cada 10 for aceita em algum lugar, ainda terei vinhos para beber até o final da vida... 😛

      Delete
  2. Carlão, a recusa da enoeventos deve ter se dado em função das regras deles, o que eu acho válido. Mas quantidade sempre é um fator na negociação. Eu comprei lá algumas garrafas como confrade e espero que a loja continue com essas promo por muitos anos, são muito bons no que fazem e quando dá, sempre suportamos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Luidgi, obrigado pela leitura.
      Claro que as regras são deles, já comentei isso aqui. E, como você mesmo diz, quantidade e condição de pagamento é sempre fator de negociação. Uma caixa, à vista, parece-me ótima condição para barganhar um desconto. Eu também espero que a política de margens continue muito muitos anos, como já mencionei na postagem.

      Se alguém acha que pedir desconto a preço de enoclube é 'sacanagem' para com os assinantes, eu sou muito flexível, e posso mudar. Da próxima vez somo o total dos vinhos e ofereço 5% abaixo do valor do enoclube! 🙄 Assim os assinantes não ficarão frustrados... como temos pesquisado e conversado, existem outras ofertas boas em outras importadoras para escolhermos. E, claro, comprar das energúmenas tubaronas, nem a preço de 'promo'.

      walew,
      Oenochato

      Delete
  3. Olá Sr. Carlos,
    Tudo bem? Certa vez vi este vinho na Casa Deliza aqui de Araraquara. Depois sumiu. O Sr. sabe onde posso encontrá-lo?
    Abraços, Gustavo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Gustavo, obrigado pela leitura. Deu sorte, que estou respondendo e-mails agora de manhã... 😃
      O Dulcamara? 😋 levei...
      Na verdade a garrafa acabou vindo para S. Carlos, e comprei aqui, há algum tempo. Segundo o gerente Will, era a última, mesmo.
      Até havia feito uma pesquisa no Google,
      dulcamara site:.br
      e o menor preço que lembro de ter visto foi aqui https://www.dellidivinos.com.br/vinho-i-giusti-zanza-dulcamara-2013-750ml
      boa sorte...

      Delete
    2. Obrigado. Sr. Carlos. Vou comprar. Só estou em dúvida se pego a garrafa normal ou a de 1,5 litros. Pela sua descrição vale a pena. E mesmo com o frete, sairá a bom preço.
      Muito obrigado pela dica.
      Abraços

      Delete
    3. Olá. Particularmente acho que a magnum vale a pena se tiver um bom grupo para consumi-la. Gosto de consumir uma garrafa em 3 pessoas (e não sendo a única, claro). Assim, enquanto bebemos, conversamos, trocamos de vinho, cada garrafa vai evoluindo ao longo das horas. Uma magnum, acho que seria bem consumida em 6 pessoas (com algumas outras, claro...).
      Se precisar de ajuda... 🙄
      Walew!

      Delete
    4. Sempre tomamos em 4. Eu, esposa e um casal de amigos. Geralmente, tomamos duas garrafas, o que dá uma magnum. Pena que não chegará até o dia dos pais.

      Delete
    5. Pena mesmo...
      Má tão carcando o fogo, heim!? 🤣

      Delete
    6. 🤣 Nem tanto. Meia garrafa por pessoa. O Sr. disse que consome uma em 3 pessoas, desde que não seja a única. Com todo o respeito, está carcando o fogo mais que a gente, heim? haha.
      Obrigado pela dica do vinho.
      Abraços

      Delete
    7. 🤣
      Até de repente... e obrigado pela participação.

      Delete