Monday, July 27, 2020

Barbaresco Terre Dei Savoia 2010

File failed to load: https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/mathjax/2.7.2/extensions/MathMenu.js
File failed to load: https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/mathjax/2.7.2/extensions/MathZoom.js

Introito

   - Seu destino é vender as uvas para nós. - o latifundiário virou o cavalo e começou a descer a encosta com cuidado. Face banhada pelo sol, escorrendo suor, o jovem agrônomo Domizio Cavazza olhou suas costas enquanto jurava para si que aquilo não ficaria de graça. Corria o Ano de Graça de Nosso Senhor de 1880 e guaraná com rolha. Sem entregar os pontos, em 1886 Domizio comprou um vinhedo para cultivar sua amada Nebbiolo, então utilizada pelos produtores de Barolo na produção daqueles vinhos tão característicos. Somando esforços a outros oito produtores, fundou a Cantina Sociale di Barbaresco, comprando barricas e equipamentos de vinificação para, em 1894, produzir o primeiro Barbaresco. Infelizmente eram tempos de muita incerteza na Europa. Domizio morreu precocemente durante a Primeira Guerra; nos anos 30 a empresa foifechada por causa de leis fascistas, e a região adormeceu... Somente em 1958 o padre Don Fiorino Marengo apoiou um novo grupo de produtores na fundação da Società Agricola Cooperativa Produttori el Barbaresco, e iniciou o caminho da região para a glória definitiva.
   Barbaresco DOCG é composta, não apenas, pelos municípios de Barbaresco, Neive e Treiso. Mais próxima ao mar, permite que a Nebbiolo amadureça mais cedo. A vinificação de um Barbaresco é diferente da de um Barolo. Por exemplo, o tempo de maceração (contato do mosto com a pele das uvas) é menor. No final, um Barbaresco amadurece mais cedo do que um Barolo. Mas nem por isso os bons exemplares deixam de ter corpo, boa complexidade e longevidade. Sua área plantada é menor que a de Barolo, o que o torna um vinho mais raro. Você, curioso de plantão, preste atenção ao serviço do vinho. Alguns italianos, mesmo mais simples, requerem algumas horas de aeração.

Terre Dei Savoia

   Taí um produtor que parece uma autêntica bola dividida. Não tem sítio próprio (pelo menos não encontrei), e seus vinhos são comercializados pela Italyswine, um conglomerado que tem por missão divulgar e servir de plataforma de negócios para produtores de toda a Itália. Seu custo lá fora - poucas fontes disponíveis - é da ordem de USD 12,00-14,00. Evidencia que não seja um grande vinho; por outro lado, sabemos que vinhos em torno de USD 10,00 já devem possuir um bom padrão. Lembro que seu preço era atraente quando comprei. Terre Dei Savoia entrega, na minha concepção, o que promete: um vinho de bom corpo, acidez média, álcool e taninos equilibrados. Nesse contexto, falta sim um pouco de acidez, para participar mais ativamente da estrutura do vinho. Pelo preço - principalmente 'lá' - é um bom produto. Vejamos... um Tarapacá Etiqueta Negra - outrora um dos meus preferidos - custa entre USD 20,00-30,00 nos EUA. E entre USD 30,00-50,00 aqui, com esse dóla acima de R$ 5,00. Alguma coisa está errada, não? Bem, um Tarapacá apanha feito dele, embora apresente taninos mais marcados e talvez álcool.
   Escrevo no segundo dia dessa garrafa. Tem algum chocolate - café? - fruta vermelha, paladar agradável, redondo, persistência média. Do tipo... dá pra se lembrar dele depois de engolir, enquanto acompanhamos um clipe do Oswaldo Montenegro no Youtube. Se você encontrar, e o preço estiver convidativo, não perca tempo. Apenas lembre-se que essa safra está pronta para beber. Ainda dura um pouco sem a menor dúvida, mas não perca uma oportunidade para acabar com sua garrafa.

3 comments:

  1. Sem foto de novo? Como vou conhecer o vinho?

    ReplyDelete
    Replies
    1. A pedidos, a foto...
      Obrigado pela leitura...

      Delete
    2. Obrigado. Bonito o rótulo.

      Delete