Sunday, August 14, 2022

PTralhas em desespero

Introito

bordão ridículo encenado por praticantes

Esta semana presenciamos a leitura de alguma cartinha estúpida em nome da democracia. Sempre ela (a democracia) pagando o PaTo; estúpida for a tal da cartinha. Acompanhei (pouco) pelo canal G1, de onde tirei essa foto, e o que mais vi foram as cores de uma bandeira associada a conhecida facção criminosa em detrimento das cores nacionais. Pior, presenças de energúmenos apoiadores do partido que repudiou a Constituição, não assinando-a, assim como abjuraram o Plano Real, para depois valer-se dele sem tirar ou por uma vírgula nas diretrizes originais. E, quando a alteraram, sabemos no que deu. Agora querem dizer que bolsonésio usou sua bolsa farelo para comprar eleitores. Se assim é, ora, esses eleitores nunca foram da esquerda; votaram nela graças ao Bolsa Família - puxadinho de outros programas anteriores mais 20 merréis de lambugem a título de 'cala boca'. Até mesmo uma suspeitíssima urna gay (sic! veja a foto), reconhecida bandeira PTralha, confirmava o viés da manifestação.
   O que os principais candidatos à presidência têm em comum (e o que os diferencia)?
   1) Ambos refestelaram-se com o erário (mas só um foi a julgamento - até agora). 2) Ambos continuarão fazendo uso pouco republicano da máquina governamental (mas só um sabe fazê-lo de fato, como manda o figurino, elevando o rombo aos bilhões). 3) Ambos tentarão cooptar o Congresso - seja com emendas secretas ou com o Mensalão 2.0 (mas só um terá competência para escapar a um impeachment). Fiquemos por aqui.
    Quer votar sem anular o voto? Lembre-se: o cidadão de bem torna-se bandido quando associa-se a bandidos. Ainda assim, se discordar, não dê ao seu aloprado preferido a tão importante base congressual. Vote em candidatos comprometidos com o respeito geral ao cidadão. Como? Aqui tem uma boa aula - está mais para o final; o início é apenas uma bem humorada descrição de alguns candidatos folclóricos que já apareceram para enfeitar o pleito. Onde está Rodrigo Maia? Lembre-se disso ao defrontar-se com a urna; ele foi o principal ator a negar-nos o impeachment. E, depois do primeiro turno, se der bolsonésio versus PTralhas, e você for anti-PTralha, será hora de levantar a mão para esses adoidados e conclamá-los desde já ao impeachment. Claro, não com eles no comando, porque não sabem fazer isso. Será tarefa de gente competente. Que eles apenas votem, e basta. Canalhas. 

Pêra-Grave Reserva 2015

Bebi as safras '16 e '17 de Pêra-Grave na versão mais simples ('Colheita'), e agora chego às duas garrafas do Reserva 2015. Já comentei sobre o produtor, não vou repetir-me. Achei escura a cor - quase nunca presto atenção - e, ao conferir, o corte é predominantemente Touriga Nacional e Syrah. Essa última cepa costuma dar um tom mais escuro ao vinho, e é dica para encontrá-la na mistura começando pela análise visual. Não funciona sempre; na África do Sul, por exemplo, a Syrah muitas vezes tem tons claros. Pêra-Grave Reserva dá um susto logo nas primeiras cafungadas; tem pegada forte no nariz embalada a fruta vermelha e talvez a associação com aquele leve dulçor característico dos vinhos lusitanos sugira chocolate antes de café. Mas é um deles... Não consigo distinguir bem as frutas, mas tem várias, com segurança. E se disserem que são vermelhas e negras, quem sou eu para contradizer! Há uma sugestão de especiaria também, mas ela está mais manifesta na boca, com o mesmo (leve) dulçor, chocolate e principalmente taninos muito pegados, sugerindo maior guarda. Está bom para beber, se o leitor curte o estilo poderosão (sic), mas o conjunto seguramente ganhará muito em qualidade para quem tiver paciência. Tem madeira bem marcada, ótima acidez e 14% de álcool que pode escapar no começo, mas integra-se melhor depois da primeira hora - embora fique lá, ameaçando tocar fogo se o bebedor arriscar um cigarro (risos! menos...). Se soubesse teria comprado mais umas duas garrafas... 'promos' do importador são um tanto raras... mas se Pêra-Grave Reserva entrar em bléqui fraid, teje atento; os R$ 400tão do preço normal doem um pouco...

4 comments:

  1. Neste ano, em Portugal, houve um final de primavera excepcionalmente seco e quente, e um início de verão com temperaturas mais baixas em julho e agosto, resultando em rendimentos mais baixos, mas muitos engarrafamentos bem-sucedidos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pelo comentário. Será que podemos antecipar uma safra similar às de 2015-2017? Pelo que li, todas elas foram bastante boas...

      Delete
    2. Em 2018, a chuva da primavera trouxe alívio da seca, com as condições quentes no verão ajudando a acelerar a maturação. O resultado foram vinhos concentrados e poderosos, embora os rendimentos tenham sido muito baixos.

      Delete
    3. Novamente agradeço à colaboração. Tenho alguns vinhos da safra '18 que decididamente precisam de guarda, e já bebi alguns, como o Tapada do Chaves branco, excelente. Aguardando o que a nova safra nos reserva...

      Delete