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Queimando o estoque...
Janeiro foi mês de "queima" para diversas importadoras. Dizem que o final do ano passado já não foi muito bom, mas... subiram os preços por causa do "dóla", mesmo assim, projetando a moeda a R$ 3,00. Claro, o "dóla" não chegou lá, mas o aumento persistiu. Voltando: se o final do ano não foi muito bom, eu não tenho como conferir, mas... as "queimas" continuaram, adentrando fevereiro. Não sei se é comum; o leitor mais experimentado pode dizer....e queimando o filme
Ainda não podemos deixar de comentar esse procedimento das importadoras: vendem seus produtos a um preço para o lojista, que paga adiantado por eles, e depois colocam o mesmo produto à venda para o consumidor final, às vezes com 50% de desconto, um preço que o lojista quase seguramente não pagou, e com o qual certamente não poderá concorrer, ainda que tenha pago algo próximo a isso; um lojista não sobrevive com 10% de margem, ou algo assim. Como podemos chamar a tal expediente? Falta de ética? Desonestidade? Sacanagem pura e simples? Oportunidade de negócios, com vista a reforçar a marca? Plano de expansão? Eu não sei como classificar isso; novamente convido o leitor a opinar.A minha (desbotada) visão diz que poderiam vender o vinho a custo mais acessível (para o consumidor final e para o lojista). Está sobrando muito vinho? Chame seus lojistas - afinal são seus parceiros! - e ofereça um desconto maior para eles. Na era da informática, pode-se criar um grupo de discussão e os lojistas reunirem-se para comprar todo um estoque. Se isso não funcionar, se o negócio não se concretizar, então sim, venda-se direto. Pelo menos o lojista não sente-se frustrado ao ver seu produto pela metade do preço na internet.
Sim, eu estou defendendo o lojista. Muitas vezes são eles quem promovem degustações para difundir os vinhos, em eventos onde o consumidor pode experimentar e conhecer o produto antes de decidir-se pela compra. Ou pelo menos os lojistas deveriam fazer isso, realizar degustações, apresentar produtos, etc.
Assim, o mercado vai-se enchendo de pés-de-porco em todos os níveis, e o assalto ao bolso do consumidor apenas continua com a complacência desse bicho estúpido que rotulam "cidadão".
Analisando uma queima
Neste final de tarde reuni um tempo para analisar uma queima: a da World Wine. Encontrei algumas propostas interessantes, mas outras chamaram-me a atenção pelo aspecto negativo. Veja:Paolo Scavino Langhe Nebbiolo DOC 2010
Preço "cá": R$ 124,90 (com quase 50% de desconto)
Preço "lá": R$ 83,56 ("dóla" a R$ 2.70), e cai com a compra de mais garrafas
Preço "cá": R$ 189,90 (com uns 40% de desconto)
Preço "lá": R$ 100,00 (euro a R$ 3,13)
E isso porque está em "promoção"!
Por outro lado, encontrei bons preços em alguns vinhos, como o Anthìlia e o Quinta da Fuzarca, digo, da Falorca. O consumidor precisa estar atento, porque a importadora não está entre as melhores cotadas na já citada lista do Enoeventos (veja aqui).
Novamente: as empresas são livres para determinar sua faixa de lucro. Eu sou livre para escolher apenas as melhores compras; o resto, pode encalhar. O bicho estúpido esta avisado (gargalhadas!).
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