Introito: vergonha alheia
Eu quero também registrar que
apesar dos pitacos de economia,
eu estudei dois meses de economia,
como (sic) foi para passar no exame da Anpec.
...eu colava um pouco...
Andrada, o sábio
A declaração autoincriminatória é verdadeira. Não pode haver dúvida,
Hoje ele é ministro da... economia! Isso não acontece em país de primeiro de primeiro mundo. Nem de segundo, nem de terceira. Alguém disse que é comum em pocilgas, mas o autor da frase saiu correndo antes de poder registrá-lo. Esses dias Andrada voltou para a Câmera Federal à guisa de prestação de contas. Sua eterna pedra no sapato, o deputado Kim Kataguiri fez-lhe três perguntas. Andrada teve a desfaçatez e a cara de pau de discursar por quase sete minutos deturpando, enrolando, mentindo e confundindo, e ao final não respondeu nenhuma - absolutamente nenhuma! - das perguntas. Indo direto ao ponto para depois comentais mais: é esse sujeito o responsável pelo destino de 230 milhões de pessoas? Foi ele quem veio de cara lavada na penúltima eleição pedindo seu voto! Não foi o único motivo pelo qual oPTei em bolsonésio, apesar de ser de esquerda. Um sujeito desses deveria estar ejetado da política há muito tempo - suas derrotas nos últimos 3 pleitos que disputou refletem a óbvia verdade desta análise. Voltando ao evento na Câmara: ao minuto 10 deste vídeo, Andrada diz e repete que Kim apoiaria jogos online, inclusive com isenção de impostos (mentira dupla! Nem é Kim o apoiador da ideia, nem ele apoia qualquer isenção. Inclusive ele mesmo sugere o corte de benesses de grandes empresas via renúncia fiscal desde seu primeiro mandato!). Andrada chega a sugerir que o deputado esteja louco(!). Após a interrupção de Kim - há permissão regimental de uma citação imprópria ser motivo de interromper o discursante - ele retrata-se em uma única frase e malandramente muda de assunto. Tem mais: disse Andrada O varejo é feito de empresários honrados (minuto 12:30). Um pouco mais para frente sugere a Kim recebê-los e 'fechar a porta' para conversar com eles. Kim jamais faria isso (fechar a porta para converar): nunca houve negociação decente feita a portas fechadas! Deslize menor de um grande omem (sic), sem dúvida, não é mesmo? Não acredita? Concordo, é difícil mesmo. Mas ora, está tudo no vínculo acima, basta ouvir!
A sequência de declarações desastrosas foi acachapante, mas o pior estava por vir. E não do próprio Andrada, mas da claque espalhada pela internet. Pareceu ação coordenada, de tão bem orquestrada!
Haddad dá pito em Kataguiri na Câmara: "Para de lacrar na rede" (vídeo)
Haddad ironiza Kim por crítica ao ICMS (vídeo)
Nota: ele não ironiza. Ele distorce e desinforma, atribuindo a Kim ideia de outro. Avaliar a qualidade desse tipo de jornalismo fica por conta do leitor.
Haddad humilha Kim Kataguiri e deputado fica desconcertado (reportagem com vídeo)
Como último comentário, é preciso destacar que, regimentalmente, Kim não tinha mais tempo para defender-se melhor ou contrapor o depoente. Mas ele explica tudo isso neste corte (10 min), feita em entrevista prestada a um canal de internet logo depois do evento. A questão então resume-se a: onde está a fidedignidade da informação? Em minha opinião, a quem a mostra por inteiro, sem cortes nem edição. Você pode não ficar sabendo de toda ela, eventualmente, mas não será feito de otário a cada clique. Passar por idiota parece ser o esporte predileto - na frente do futebol! - de boa parte da população. Mormente, bolsonésios e PTlhos.
O Torrione
😥 pow, foi-se meu último Torrione, da safra 2012, produzido pela Cantina Petrolo. É um IGT corte 80% Sangiovese, 15% Merlot e 5% Cabernet Sauvignon. Já foi mais barato, seu preço lá fora subiu bem. Faz por merecer, é um vinho que entrega: abri ontem, bebo hoje e analiso depois de jantar, nas últimas taças. Está no ápice, pronto. Curiosamente, mesmo com a Sangiovese majoritária, não peguei a cereja característica em Chiantis até mais simples. Mas tem muita fruta madura, chocolate, couro/estrebaria e mais notas. Na boca repete-se o chocolate de maneira quase acintosa (rs), com uma pontinha de doce, madeira discreta, taninos arredondados aportando ainda ótima acidez e fazendo um conjunto bem pegado e extremamente prazeroso. Seu final é longo - como costumo dizer, aquele longo de verdade, não os microssegundos proporcionados por ícones chilenos ou tranqueiras nacionais de 300 moedas. Depois de engolir, dá para mastigar a boca vazia e sentir como ele continua presente. Ao engolir a saliva da primeira mastigação vamos para a segunda, e ele ainda deixa traços. Vinhão, com "V". Atualmente custa USD 30,00-35,00 em safras novas - já custou USD 23,00, conforme atesta postagem antiga. Dói um pouco no coração falar de vinho tão bom mas esgotado; não há chance do consumidor comum encontrá-lo. Contudo, posso chamar atenção de quem viaja. O irmão maior do Torrione é o Galatrona, um 100% Merlot untuoso, denso, verdadeiramente opulento, como diria Don Flavitxo. Curiosamente temos disponível no brasio. Custa, em safras novas, USD 90,00-100,00, 'lá'. Aqui uma safra 2017 está pela bagatela de... R$ 3.660,00! 😲 Certo, a safra '17 custa USD 150,00 lá (uns R$ 900,00, arredondando para cima), mas isso dá a tubaronice explícita de... 4x!. Galatrona é um vinho que cabe na sua mala. Não sisqueça dele!
Aqui, o Torrione em taça: sem bordas atijoladas, ótimo. Diria, no ápice.
Como se fosse preciso...
Galatrona EUA, safra recente (2021): na faixa de USD 100,00.