Friday, September 10, 2021

Introito

  Ninguém duvida que Churchill produzia bons discursos. Nem que ele teria aprendido umas boas com o Senhor Diretas, como podemos notar de seu discurso na promulgação da Constituição de 1988. São palavras dignas dos anais da liberdade e expressam os mais puros ideais da democracia ocidental.

   O último dia 7 de Setembro - data sagrada para todos os patriotas brasileiros - por um triz não foi jogado no rol da infâmia por um canalha travestido de presidente em frente a uma corja de ignorantes que não vale a roupa que veste, o arroz e feijão que come. A luz que os banha não tem eficácia para iluminar as trevas em suas mentes. Uma súcia sem o menor senso de realidade, cega e ensimesmada em sua crença que não subsiste à mais básica argumentação. Se é apenas insuportável ouvir as teorias conspiratórias que não encontram representação em qualquer fato, o que dizer dos argumentos absolutamente energúmenos vindos de pessoas com formação universitária, que abundam nessas hostes e insistem em defender o indefensável? Essa é a nossa nação. Não é difícil perceber que até agora falhamos como tal. O que podemos fazer? Simples: deixar de sermos inertes e participar. É possível participar ainda que atrás de uma cadeira. O cidadão crítico encontrará uma maneira. Os tolos, se chegaram até aqui, podem ir embora, não fazem falta.

Ribera del Duero

   Ribera del Duero é um Denominação de Origem Protegida situada mais ou menos ao norte da Espanha. Nem tão ao norte mas nem tão na região central, também. É o lar de alguns dos melhores produtores da Espanha: Vega Sicilia, Abadia Retuerta, Dominio de Pingus, Pesquera, Hacienda Monasterio e Emilio Moro, só para citar alguns. As cepas da região são a Tinto Fino (nome local da Tempranillo), a Cabernet Sauvignon, a Merlot, a Malbec e a Garnacha (Grenache).

Portia Roble 2018

As Bodegas Portia ficam em Burgos... região onde não... não estão os grandes ícones listados acima. Mas é região de bons produtores, alguns deles com igualmente boa representação aqui no Brasil, como a Pago de los Capellanes e a Valduero. Portia é parte do grupo Faustino, também produtor de ótimos vinhos algumas vezes em preços excepcionais no Brasil (mas precisa ter cuidado...). Produz uma linha relativamente limitada de vinhos, e seu Portia Roble 2018 é o de entrada. Melhorou bastante depois da primeira hora, quando mostrou fruta negra e chocolate no nariz, boca com fruta (vermelha?), especiaria e algum dulçor, com algum álcool sobrando (de leve), taninos um pouco pegados e acidez média. O conjunto se equilibrou bem depois de aerado, e na abertura não estava bom não... o serviço é muito importante para este vinho. Tem final e persistência razoáveis. Pelo preço, como veremos, não é felicidade engarrafada, mas bate muita coisa por aí. É um vinho de supermercado, custa na Decantalo (Espanha) uns 10 dóla, e é vendido aqui a R$ 120,00. Grosso modo, dá 2x. Vale a pena experimentar, mas não é tipo de vinho que eu compraria uma caixa para ir degustando outra vezes. Dá para 'mostrar pra moçada', se o leitor participar de confrarias que consumam vinhos nesse preço. Mas não muito mais do que isso.

2 comments: