Wednesday, July 27, 2016

Mais uma tunga para cima do consumidor desavisado? Estudo de caso

Está difícil voltar a escrever, apesar de ter experimentado algumas joias nesse tempo todo. Mas algumas notícias não podem passar tão a seco. No nosso pujante mercado de vinhos, algum grau de picaretagem é aceitável (é? se acreditou nessa introdução, em que mundo você vive, cara-pálida? E acredita em tudo o que lê?), porque a concorrência é grande. Cada um defende-se e contra-ataca como pode. Vamos analisar um caso.

 A oferta


The Wine offer Premium
Vinhos de alta qualidade com preços imbatíveis

Château Marjosse Rouge 2010
Na compra de 6 garrafas: De R$ 199,00 por R$ 99,50
Na compra de 3 garrafas: De R$ 199,00 por R$ 119,90
Na compra de 1 garrafa:  De R$ 199,00 por R$ 139,00



A safra de 2010 foi uma das melhores do século em Bordeaux, superou todas as expectativas.

No selo ao lado da garrafa, nota-se a pontuação dada por um experiente pontuador do mercado: 90 pontos. Na verdade, parece que o correto é 91 pontos (http://www.wine-searcher.com/wine-47739-2010-chateau-marjosse-bordeaux-france), mas essas informações nunca são precisas.

Quanto custa a oferta "por aí"?


R$ 31,00 na Inglaterra?
R$ 42,00 na Alemanha?
R$ 60,00 nos EUA?
E você nem é obrigado a comprar 6 garrafas de uma vez, podendo diversificar sua adega, se preferir?

Vamos lá, a velha pergunta? Se está a R$ 60,00 nos EUA, quanto custava antes de atravessar o Atlântico? Porque saindo da Europa, a diferença entre a América e o Brasil são alguns pares de milhas náuticas, ou nem isso (gargalhadas!).

Sei de um comerciante que está vendendo na loja dele, lá na França, por R$ 29,45. Ele não deve ter pago tudo isso no vinho, para não vender com prejola... certo?

O preço no país de origem



2010: uma das melhores do século em Bordeaux?

Bem, eu não pesquisei muito. É preciso dar uma change para a caterva, não é mesmo? (rs) Para mim, é necessária e suficiente a tabela de safras da Mistral, disponível aqui, de onde reproduzo pequena parte para alimentar a discussão:


A safra 2010 foi de fato boa (nota 9), mas... inferior à de 2009. Na verdade, olhando para a tabela, apenas as safras 2012, 2007 e 2002 parecem ter ficado abaixo de um padrão médio, apesar de também serem muito boas! O que diferiu a maior parte das safras parecem ter sido meros detalhes!

Um vinho realmente bom para merecer alarde?

Vejamos:

A pontuação - por mais controverso que seja o sistema - ficou muito próxima para diversos avaliadores. Safras premiadas desse vinho foram as de 2012 e 2011, e não a 2010 (vide Awards, logo abaixo do rótolo da garrafa). Além disso, pelas próprias notas de degustação (tasting notes), nota-se que é um vinho bom, o que também é condizente com as pontuações atingidas. Mas... merece tanto alarde? Porque, como é vendido, uma oferta premium de uma das melhores safras do século, deveria ser pelo menos muito boa. Senão, es-pe-ta-cu-lar!

Perguntas que não se calam:

É mesmo um vinho de alta qualidade?
É digno de constar como uma oferta premium?
Seu preço pode ser considerado imbatível?

Bem, falando apenas do preço: no preço regular, para uma garrafa, parece-me tão próximo de imbatível quanto a Voyager encontra-se próxima de Alfa Centauri (uns 10.000 anos de viagem...). Na oferta premium, custa o dobro que pagaríamos nos EUA. E quatro vezes mais caro do que pagaríamos na França.

Next!

6 comments:

  1. Que oferta é essa? O vinho custa 10 Obamas no exterior e quase 30 aqui na promoção?
    []s
    Abel

    ReplyDelete
  2. Abel, obrigado pela participação. Acho que há um erro de interpretação - comum nos dias 'acelerados' de hoje, proporcionados por altas velocidades de comunicaão, e páginas e mais páginas para ler... Mas vamos lá.

    O título da postagem diz: "Mais uma tunga...". Tunga é 'enganação', 'logro'. Então o que eu sugiro de saída é a possibilidade de mais um logro para cima do consumidor. E procuro estudar o caso.

    Depois comento as informações acerca do vinho. A safra 2010, dita como uma das melhores do século na Europa, na verdade parece não ter se destacado, quando comprada a outras. Muitas safras deste início de século foram 'apenas' (risos) igualmente boas. A de 2010 não se destaca. A de 2009 sim! Olhe lá na tabela. A de 2010 está 'na média', igualada a várias outras.

    Depois, faço certas 'perguntas que não querem se calar', onde chamo o leitor à reflexão, e pergunto se a oferta é realmente boa. Eu não disse que é uma boa oferta. Apenas convidei o leitor a pensar se ela o é de fato, com base nos dados 'jornalisticamente apurados' (rs!). Se achar necessário, releia a postagem. E sinta-se à vontade para voltar a comentar.

    Obrigado,
    Carlos

    ReplyDelete
  3. Sr Carlos, acho que o Sr não entendeu a ironia de meu comentário. Quis justamente concordar com o Sr e criticar uma oferta que não tem nada de oferta. Certamente, sei a que se refere quando cita a palavra tunga.
    Mas permita-me discordar totalmente de sua afirmativa de que a safra de 2009 na Europa foi melhor que a 2010. Primeiramente, por que o Sr está generalizando. Está assumindo a informação para a França como se valesse para toda a Europa. 2009 não foi safra de excelência na Itália, Espanha, Portugal e outros paises viticultores na Europa. Ela foi excelente em Bordeaux e Borgonha. O Sr está se apoiando unicamente na tabela de safras da Mistral? Ela é verdade absoluta? Procure outras fontes e verá que 2010 é superior a 2009 em Bordeaux, tanto na margem direita quanto na margem esquerda. Só perde, por pouco, em Sauternes e no Loire. Entretanto, são ambas safras excepcionais. O Sr consegue mesmo diferenciar vinhos de uma safra 9 de uma 10? Ou na escala de 100 pontos, uma de 96 de uma 98? Eu, que sou apreciador de vinhos bordaleses e borgonheses, e que não me julgo um grande entendedor, não consigo. Ainda em relação a safra 2010 na Europa, destaque-se sua excelência na Itália, em particular, nas regiões do Piemonte e Toscana, onde foi muito superior a 2009. Assim, permita-me educadamente discordar de suas assertivas a respeito da safra 2010.
    Parabéns pelo seu blog. Publique com mais frequência, pois suas postagens são interessantes.
    [ ]s,
    Abel

    ReplyDelete
  4. Caro Abel, obrigado novamente.

    Lamento meu fiasco, então. Veja, seu comentário foi algo 'seco'. Não deixou 'pistas' no texto para que ele pudesse ser tomado como irônico, de maneira unívoca. Não faz mal; meus arrependimentos (rs).

    Permita-me começar esta resposta com a sugestão de que você olhe o título do blog: "resmungos de um deficiente nasal que sabe pouco...", etc. Portanto, é claro que não sei diferenciar uma safra 96 pontos de uma 98. Para mim, seus produtos seriam ambos excelentes vinhos, e basta! Acho ainda que isso vale para mim e para uns... 96-98% (risos!) dos consumidores de vinho. E agora respondendo: até por isso, dei-me o completo direito de julgar a maioria das safras do século como do mesmo nível. Basta consultar a tabela! Colocando a safra de 2010 como nota 8 (um a menos do que o real), bem, oito mais ou menos um (7 a 9), então englobamos praticamente todas as safras da década, na mesma qualidade! Assim, apoiando e concordando com vossa dúvida, de que eu não sou capaz de diferenciar uma safra 96 pontos de outra 98, eu também não seria capaz de diferenciar a safra 10 das demais. O que, voltando ao frigir dos ovos, torna a propaganda veiculada completamente tola e sem sentido.

    Dizer "Europa" na resposta foi uma erro, eu deveria ter dito Boudaux, porque foi a ela que me referi na postagem.

    Eu não me fio apenas na tabela da Mistral, e na postagem tomei-a como 'suficiente'. Particularmente leio de várias fontes, mas acho desncessário citar todas.

    Mas olhando outra tabela, como a da Wine Entusiast, https://www.scribd.com/document/242748229/Wine-Enthusiast-Vintage-Chart-2014-pdf, vemos, por outra fonte, que, no mínimo as safas 09 e 10 se equivalem. A menos de um ponto a mais ou menos para um lado ou para o outro de várias regiões da França. Como por consenso não conseguimos distinguir esse um ponto nas safras, novamente concluimos que a safra 2010 não é excepcional. Ela não se sobressai em compararação com outras. Apenas é 'um poquinho melhor', algo que, repito, de comum acordo não conseguimos perceber!

    A conclusão um tanto inescapável, parece-me, é que sua discordância, apesar de bem vinda para aquecer o debate, não procede muito.

    Próximo 'round'!

    ReplyDelete
  5. Sr Carlos, acho que além de não entender muito de vinho eu também não sei ler. A tabela da Wine Enthusiast que o Sr sugere vai exatamente na direção do que eu falei. A safra 2010 em Bordeaux é ainda melhor que a de 2009, embora ambas sejam excepcionais (no Medoc a 2010 foi considerada ainda melhor, ganhando 98 pontos e a designação Clássica). Ela se sobressai, e muito em relação às outras, se alinhando àquelas de 2000, 2005 e 2009, que também foram excepcionais. Se analisarmos várias tabelas de safras sempre as encontraremos acima das outras, embora com pequenas diferenças imperceptíveis, pelo menos para mim, que não sou nenhum Robert Parker.
    Não espero um próximo round, pois não entendo tanto de vinhos quanto o Sr. Apenas estou apresentando, de forma respeitosa, minha sincera opinião. Quando vier ao nordeste podemos marcar para apreciar um bom bordeaux, de qualquer uma destas safras supracitadas.
    [ ]s,
    Abel

    ReplyDelete
  6. Caro Abel, o próximo round começou com... justamente com vossa última resposta!

    Tá vendo (risos) como às vezes é difícil se fazer entender? Se o senhor achou que eu estava encerrando a discussão, não foi essa a ideia.

    Sabe, parece que falamos 'quase' a mesma coisa, e estamos batendo cabeça!

    Se eu entendi que a safra 2010 se alinha às de 2000, 2005 e 2009, então temos 4 safras muito boas na década! Se nós tivemos mais duas safras - não tão boas, mas um tanto abaixo, aquele tanto que ambos não sabemos distinguir - então 60% das safras da década são de uma qualidade tal que nós não distinguimos a diferença. Então alguma em especial pode se sobressair apenas para os especilistas - que não somos! O resumo é que nós parecemos estar mais concordando do que discordando um do outro...

    Vamos parar de bater cabeça (risos) e levantar uma taça. Estou esperando dois amigos para hoje. Espero que o senhor também tenha boas companhias e deguste um bom vinho neste domingo.

    O senhor foi sempre muito respeitoso, como eu espero ter sido também. Continuo à disposição.

    Próximo 'round' (risos!). Ou, deveria dizer, próxima rodada de debates... Ah, o Nordeste é um lugar maravilhoso; tenho excelentes lembranças das praias, de mergulhos em Recife e da hospitalidade das pessoas.

    []s,
    Carlos

    ReplyDelete