Tuesday, September 1, 2020

Tinto da Ânfora 2016

File failed to load: https://cdnjs.cloudflare.com/ajax/libs/mathjax/2.7.2/extensions/MathMenu.js

Introito

   Já bebi muitos e muitos vinhos da Bacalhôa. E ainda tenho alguns na prateleira. São vinhos de boa estrutura, boa fruta, alegres. Em postagens passadas falei sobre o Quinta da Bacalhôa aqui e sobre o Quinta do Carmo aqui. Faltava falar deste, que já esteve entre meus preferidos. Abordaremos ainda, claro, o estado da arte (preço) por aqui...

Tinto da Ânfora

   Tinto da Ânfora é produzido no Alentejo e - pasme - atualmente não é 'encontrável' no sítio do produtor. Batendo com os nós dos dedos na mesa de madeira: - Alô, Alô, pessoal, vamos acordar... Isso está parecendo 'Brasil'... vamos organizar melhor esse sítio...
   Essa garrafa foi adquirida na Divino, loja de S. Carlos que não tenho certeza se sobreviveu à pandemia. Se não tiver sobrevivido, será uma pena. Tinto da Ânfora é
um corte de Aragonês, Touriga Nacional, Trincadeira e Cabernet Sauvignon. Custa entre USD 8.00 e USD 9,30 em Portugal, e entre USD 22,00 e USD 33,00 aqui. Nenhuma novidade, portanto. Não costumo comprar vinhos nesse patamar de relação 'cá' x 'lá', mas era algum evento, e tenho por hábito 'dar uma força' para a loja. Não sem antes discorrer minha boçalidade (rs) num monólogo terrivelmente monótono sobre esse tema que, claro, o(a) proprietário(a) sempre ouve com a maior atenção e desespero. Bem, Tinto da Ânfora tem fruta em abundância, tabaco (café?), aquele travo um pouquinho doce - mas nunca enjoativo - dos portugueses em corpo médio, o que torna-o bom parceiro para minha adorada pizza de pepperoni. Tem um pouco de pimenta mais perceptível na lateral da língua do que na ponta... precisa prestar atenção para pegar essa assinatura da Cabernet Sauvignon que está presente sim, mas um pouco mascarada... Fico pensando nesse vinho ao preço de 8 moedas. O que nós compramos aqui por 8 moedas nossas? Não dá para comprar um Sangue de Boi (custa a partir de 12 moedas), que até não é um vinho ruim - ou melhor... não será (acho) ruim no dia em que for vinho... 🙄. 

4 comments:

  1. Gosto desse vinho e achei a postagem legal. Mas voce tá ficando demais de frescão... Que negócio é esse de "mais perceptível na lateral da língua do que na ponta"??? Ah, vá!!! Não sabia que estava matriculado na ABS...kkkkk.
    Falaveo

    ReplyDelete
    Replies
    1. É que fiquei procurando a Cabernet no final da última taça... e notei o detalhe... é pecado? A CS pica (sic) na entrada da boca/ponta da língua, normalmente...

      Delete
    2. Tá piorando o negócio cada vez mais...kkkkkk

      Delete