Saturday, March 13, 2021

O tempo não pára... nem eu...

Introito

   Tá certo que pela nova grafia o acento caiu, é 'para'. Mas como refiro-me à música do Cazuza de mesmo nome, permito-me alguma transgressão poética e insisto em grafar à minha maneira. Certo que a música é do longínquo '88, enquanto os fatos que vou recobrar são bem mais recentes. É dali por 2010, quando a energuminice (sic) grassava pelos vastos campos e descampados do interior; os representantes das importadoras que visitavam estas plagas seguramente banhavam-se em soda tão logo retornavam à capital, para aliviar-se do ranço local. Alguns lojistas, no afã de tentar oferecer a seus clientes algo diferente, caíram nas estórias e propostas indecorosas dos representantes regionais como verdadeiros patinhos. 
   - Estou trazendo para a degustaçao um espanhol que parece interessante - disse-me certa feita um lojista - mas exigiram que eu comprasse uma caixa antecipadamente. Vai custar 300tão.
   Era 2011, algo assim. Dola = R$ 2,20, aprox... Tá, uns 120 dóla.
   Resumindo, a toada era a seguinte: os energúmenos vinham, serviam o vinho de qualquer maneira, depois do evento saiam para encher a cara de cerveja - não é pra desconfiar?! - E 'servir o vinho de qualquer maneira' era, literalmente, desarrolhar e virar na taça dos sequiosos bebuns...  - depois a bucha ficava nas mãos do lojista. Isso era, principalmente, falta de experiência. Dou meu testemunho - se vale alguma coisa - desse fato. Ah, se eu fosse lojista e um desavisado chegasse com essa conversa para mim, ainda mais nos dias hoje. Ia dar um 'via il culo' tão sonoro e fenomenal que o sujeito jamais voltaria à região. Não sou lojista, mas também não me furto a usar do 'via il culo', ainda que em modo silencioso (sic! rs!). Pratiquei hoje mesmo, quando fui atrás de um suposto Noval a R$ 110,00, aqui em São Carlos. Péssimo atendimento. Moral da estória: compro na internet. Acima de R$ 500,00, não cobram frete... Se estiverem cobrando, ligo lá e negocio. Tem pouco tonto no mercado - do lado dos importadores. O frete, se tiver, fica por conta do vendedor.
   Mas sabe o que aconteceu com o vinho de 300tão? Algum tempo depois a importadora faliu, e desovou a... R$ 120,00, acho. Talvez menos. Foi quando comprei esse, um Porto 10 anos a uns R$ 90,00 e alguma coisa mais. Paciência é sentar-se à margem de um rio e esperar os corpos de seus inimigos passarem boiando. Importadores energúmenos são meus inimigos 😂.

Vingança maligrina...

   Havia dito que me vingaria sobre o Marqués de Requena, e que a vingança não precisaria ser maligrina. Bebi um portuga na hora do almoço, enquanto terminava a postagem dele, e ainda embarquei na avaliação do próprio Aguaneiras. Estava tão 'de boas' com o vinho que acreditei poder emendar outra garrafa no jantar. Foi quando lembre-me de uma postagem de Don Flavitxo sobre o vinho comentado acima, e que, segundo ele, estava prestes a começar a descida da ladeira. O vinho em questão era um espanhol. Pensei comigo: - "Na dúvida, mate-o". Essa frase é atribuída ao brilhante cientista Isaac Newton, que também ocupava o carga de diretor da Casa da Moeda britânica. Face à suspeita de que um funcionário estava aprontando alguma com o Tesouro, ele proferiu a sombria frase ao seu auxiliar da polícia federal, ou equivalente inglês. Ao fim e ao cabo, após uma ligeira dor de cabeça com menos de uma garrafa de Requena, queria saber se eu tinha de fato me tornado fraco para consumir vinho ou se - apesar da parcimônia da última década - ainda conseguia empunhar a taça como empunhavam a espada os cavaleiros do Rei Arthur. Paguei pra ver! 😠

Jiménez Landi Méntrida Pielago 2008

Sabe o espanhol de 120 dóla do começo da estória? Pois é... 20tão (dóla) lá fora, preço de hoje. Uma pesquisa via Wine-Seacher mostra que sim, em outras safras o preço pode flertar com até USD 30.00. Ah, tááááá... agora sim... o preço caiu de 6x para apenas 4x. Aí tá certo... dentro do normal, honesto e razoável, não é mesmo? Ara, via il culo! Falar em falência (como invoquei acima) sempre é - e será! - algo muito, muito triste. Mas por que esses what-a-f#ck-guys insistem em ficar ao lado dos boçais quando poderiam jogar no time dos bons?

De novo, Jiménez Landi Méntrida Pielago 2008 😆

Sendo um vinho de, vai, USD 25.00, seu preço aqui, via boa importadora, seria... 25 x 5 x 1.7 = R$ 215,00. Um pouco mais se 1 USD = R$ 5,50. Pow, precisa esperar o dóla chegar no topo histórico pra comprar 25 containers?! Via il culo de novo! Repudio meu próprio argumento, energúmeno é quem está comprando a USD 5,50. Espere. Não compre. Já se f#deu; não vá se f#der mais! Não queira o importador dividir essa pica comigo, porque vai ficar com a pica (de outro) nas próprias mãos, sozinho. Nas mãos, não... sabe onde, né? Tá, Pielago 2008 abriu com um quê de oxidado. Cor bem atijolada, aromas um pouco na direção de frutas secas e couro. Com bastante sedimento - não decantei -, deve ser entendido como característica, e não como defeito. Já experimentou a borra do vinho que às vezes fica no fundo da taça com pão (italiano, casca grossa)? Experimenta, depois me conta... A boca ainda é um pouco 'pegada',  com personalidade. O álcool aparece, e compromete um pouco a boa persistência. Realmente me pergunto se está descendo a ladeira ou se poderia envelhecer e oxidar mais. É claramente um vinho com arestas, mas péraí: por 20 dóla, não está ruim não. Se o que mais desejamos no vinho são as surpresas, esse é um estilo diferente dos que já provei até hoje.
Vamos lá: a bodega Jiménez Landi está localizada na obscura DOP de Méntrida (nunca tinha ouvido falar, o que, claramente, indica absolutamente coisa alguma!), na região de Castila-La Mancha. Se fizer um X no mapa da Espanha tomando os pontos extremos, fica mais ou menos no cruzamento das retas. É relativamente nova, tem 50 anos, e Piélago, 100% Garnacha (Grenache) nem é seu ícone. Se pretendesse uma vendetta contra Marqués de Requena, não poderia ter acertado mais: dois vinhos de regiões obscuras. Certo, um deve custar o dobro (um pouco mais?) do que o outro, mas um (ao preço atual) é dinheiro jogado fora, enquanto o outro, importado em margens honestas custaria o dobro (um pouco mais) e valeria muito mais a pena. Assim é o universo do vinho: cheio de armadilhas, complexidades e surpresas. Destrinchá-lo é um exercício intelectual que sempre me satisfaz... além do vinho em si, claro...

4 comments:

  1. Faz o seguinte: Quando formos beber um vinho com borra, eu fico com o sobrenadante, e você fica com ela. Eu levo o pão. hahahahahaha

    ReplyDelete
    Replies
    1. 🤨 mas a ideia é que aquele que a receba, aproveite dela no seu fundo de taça, e não qualquer outro tipo de divisão desumana...

      Delete
  2. O vinho na sua taça tá mais avermelhado e com bordas de evolução mais marcadas que o meu estava.
    abs
    Eu mesm

    ReplyDelete